Aplicativos para cuidar da Saúde Mental
Quando se trata de problemas de saúde mental no Brasil, os números são espantosos. De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Mental, em qualquer ano, 1 em cada 5 pessoas sofre de um problema de saúde mental ou doença mental.
Ao contrário de outras condições, os segmentos da população afetados por distúrbios de saúde mental não estão claramente definidos.
Esses distúrbios afetam pessoas de todas as idades, níveis de escolaridade, níveis de renda e culturas. Quer seja um membro da família, amigo ou colega, os distúrbios de doença mental afetam indiretamente todos os brasileiros em algum momento das suas vidas.
Você pode estar se perguntando o que pode fazer para melhorar ou proteger sua saúde mental.
Veja: Como dormir bem: 10 melhores aplicativos.
Uma maneira cada vez mais comum de cuidar do cérebro é usar aplicativos projetados para apoiar e melhorar a saúde mental. É por isso que apresentamos os melhores aplicativos para usar e os benefícios únicos que eles oferecem para promover a saúde do cérebro!
Benefícios dos aplicativos para saúde mental
A miríade de pressões exercidas pelo ambiente de trabalho moderno nos levou ao ponto em que um em cada cinco funcionários altamente engajados corre o risco de esgotamento.
Para lidar melhor com o estresse e evitar chegar a esse ponto, cuidar de si mesmo é essencial. Mas como, exatamente, você consegue se tornar uma versão mais saudável (e mais zen) de si mesmo?
Cada vez mais pessoas sob alta pressão estão se voltando para aplicativos de bem-estar para ajudá-los a dar mais importância à sua saúde mental no dia a dia.
A rápida proliferação desses aplicativos sugere que o número de usuários está aumentando constantemente, sugerindo que cada vez mais pessoas estão procurando maneiras de lidar melhor com o estresse no dia a dia.
Em suma, esses aplicativos, sem dúvida, respondem a uma necessidade gritante em nossa sociedade de alto desempenho.
6 aplicativos de saúde mental e bem-estar para experimentar
Sem eliminar as fontes de estresse, os aplicativos de saúde mental podem fornecer ferramentas práticas para os usuários priorizar e contribuir ativamente para o próprio bem-estar. Aqui estão alguns dos melhores aplicativos para cuidar de você.
Calm
Nomeado Aplicativo Apple do Ano em 2017, o Calm tem como objetivo transformar sua existência – nada menos.
Este aplicativo de meditação e atenção também foi concebido para promover um sono profundo e reparador. Escolha o aspecto em que você quer se concentrar – redução do estresse ou ansiedade, melhoria do sono, etc.
Calm criará um programa sob medida para você. As meditações guiadas visam reduzir o estresse e melhorar a concentração, enquanto as histórias para dormir promovem uma melhor higiene do sono.
Moodfit
Qualquer pessoa pode se beneficiar do aplicativo Moodfit, mas pode ser particularmente mais benéfico para os idosos.
Este aplicativo, tudo em um, combina uma variedade de ferramentas para acompanhar objetivos, gerenciar medicamentos, acessar terapia cognitivo comportamental, praticar gratidão e muito mais.
Portanto, é possível desfrutar de todos estes benefícios numa única aplicação.
Além disso, o aplicativo fornece dados detalhados sobre tendências para lhe dar uma ideia clara de como o seu humor mudou ao longo do tempo.
Compreender estas mudanças pode ajudá-lo a descobrir os gatilhos que melhoram constantemente o seu humor, o que ajuda a melhorar o seu bem-estar mental em geral.
Grateful
Grateful é um aplicativo que ajuda seus usuários a manter um registro de todas as coisas boas que observam, ouvem e experimentam todos os dias – e a serem gratos por isso.
O objetivo a longo prazo é se acostumar com a gratidão, pois esse sentimento estaria intimamente ligado a melhores relacionamentos pessoais e à melhora da saúde geral.
Aloe Bud
O aplicativo Aloe Bud (iOS) descreve-se como o companheiro de bolso do seu bem-estar, e este aplicativo tudo-em-um é, sem dúvida, o mais versátil desta lista.
Isso porque, Aloe Bud envia notificações sutis aos usuários para encorajá-los – sem problemas – a serem melhores consigo mesmos.
O aplicativo também irá lembrá-lo, por exemplo, de se hidratar, um pouco como um amigo bem-intencionado que lhe enviaria uma pequena mensagem de texto. Os mantras motivacionais são frases como “Sou capaz de realizar grandes coisas”.
Além disso, o aplicativo é muito ágil – existem várias maneiras de usá-lo de acordo com suas necessidades. Com um design impressionante de 8 bits e uma paleta de cores calmantes, Aloe Bud foi projetado por Amber Discko.
Rootd
O aplicativo Rootd é para pessoas que sofrem de ansiedade e ataques de pânico.
Este aplicativo Rootd usa a visualização por varredura corporal para controlar sua respiração e seu estado mental. Há lições curtas e longas para compreender melhor a sua ansiedade ou ataques de pânico.
O aplicativo possui um grande botão de pânico vermelho que os usuários podem pressionar para acessar ferramentas de gerenciamento de ansiedade ou ataques de pânico no momento em que o problema ocorre.
Headspace
Headspace é um aplicativo de meditação e atenção co-criada por um monge budista, que tem feito muitos seguidores. O seu design e UX oferecem uma combinação perfeita entre simplicidade e fantasia.
Em vez de vender a ideia de que transformará sua vida de A a Z, o aplicativo procura ensinar como – e por quê – meditar.
À primeira vista, sua interface parece um pouco melhor e menos congestionada do que a do Calm, o que não tem nada a desagradar.
Headspace oferece aos utilizadores sessões de meditação e aulas de bem-estar. Assim, você pode planejar sua jornada e acompanhar seu progresso!
Ao contrário de outras opções de aplicativos de meditação, o Headspace oferece sessões curtas de meditação para pessoas ocupadas.
Se você não tem muito tempo para se dedicar a exercícios de atenção, sempre pode escolher os momentos do seu dia que combinam com você e planejar uma breve sessão. Há também recursos de meditação para ajudar os usuários a melhorar a qualidade do sono.